Permitir ou não a venda de itens zerados em estoque

O Focus Lojas 4 trouxe várias novidades, incluindo melhorias de tecnologia e também de processo.

Uma mudança aparentemente pequena, mas que foi alvo de muita reflexão, foi com relação à forma como tratamos no momento da venda produtos que estão zerados em estoque. Historicamente o sistema não permitia a venda de um produto nesta situação. Nem lembro mais o porquê de decidirmos por tratar desta forma, mas funcionou assim por 10 anos sem grandes problemas.

Então por que mudar? Por uma questão de coerência. Colocado de forma simples, se o caixa está passando um produto pelo PDV, significa que o produto está lá, mesmo que o sistema diga que o estoque está zerado. O produto está lá e precisa ser vendido. O estoque estava errado, sim, mas isto não significa que temos o direito de dificultar a venda. Da forma como era ocorria uma de três opções. 1. O caixa entrava no estoque, adicionava um item e vendia. 2. O caixa deixava para vender depois e pedia a algum superior para ajustar o estoque. 3. A pior! O caixa passava um produto diferente, mas de mesmo valor. Não preciso nem dizer por que a terceira é a pior, mas as três causavam um problema gravíssimo: a manutenção de um estoque coerente era negligenciada.

E como fica o controle do estoque? O lojista pode pensar que desta forma perderá o controle do estoque, pois o estoque irá ficar negativo. Mas ora, se um produto que estava na loja tinha sua quantidade zerada então o controle daquele produto já estava comprometido nada melhor do que um alerta para o lojista de forma que fique claro que há uma perda de controle. É melhor que fique negativo, salte aos olhos e demande medidas para corrigir do que simplesmente dar uma aparente solução momentânea.

Saltando aos olhos. Nosso objetivo é ajudar que o estoque do sistema (lógico) e o estoque da loja (físico) estejam sempre de acordo. Para ajudar um pouco mais criamos um alerta. Você pode agora configurar o Focus Lojas para, sempre que um produto entrar no negativo, você receber um alerta por e-mail e poder verificar o que aconteceu. Quando estiver recebendo alertas demais, talvez seja hora de fazer um inventário automatizado pelo sistema para ajustar o seu estoque.

API para envio de NFSe para o município de São Paulo

Aviso: Esta forma de envio está obsoleta. Utilize o formato unificado para envio de NFSe. O formato abaixo continua funcional apenas para fins de suporte a aplicações legadas.

O Focus NFe disponibiliza um webservice com dois serviços:  a emissão e a consulta de status da NFSe. Sua empresa é autenticada com um “token” secreto que você deverá repassar para o webservice a cada requisição.  Além disso, deverá ser informada uma referência única para cada nota fiscal emitida. Esta referência pode ser, por exemplo, o identificador da fatura no seu banco de dados. É necessária esta referência para que seja possívevl consultar posteriormente o status da NFSe.

Emissão

Para a emissão, você deverá passar dentro de uma requisição POST, o conteúdo de um arquivo no formato YAML com as informações da nota. O formato YAML tem biblioteca pronta em PHP e em diversas outras linguagens de programação de forma que é possível transformar um Hash em YAML com apenas um comando.

A requisição de emissão de NFSe é assíncrona, ou seja, quando a solicitação de emissão é recebida, o retorno é imediato pois a requisição vai para uma fila de processamento para poder lidar com grandes volumes de dados.

Endereço: http://producao.acrasnfe.acras.com.br/nfse2/sao_paulo/autorizar

Parâmetros:

  • token: O token secreto de sua empresa
  • ref: Número da referência
  • Arquivo YAML é enviado no corpo do POST

Exemplo:

POST /nfse2/sao_paulo/autorizar?token=<seu_token>&ref=123
cnpj_prestador: 13339994000123
data_emissao: 2012-08-12
tributacao_rps: T
valor_servicos: 1
valor_deducoes: 0
codigo_servico: 06939
aliquota_servicos: 0.02
iss_retido: false
cpf_cnpj_tomador:
  cpf: 11123242134
razao_social_tomador: PATRICIA TUPYNAMBA
endereco_tomador:
  tipo_logradouro: R
  logradouro: Guararapes
  numero_endereco: 495 A
  complemento_endereco: ap 102
  bairro: BROOKLIN PAULISTA
  cidade: 3550308
  uf: SP
  cep: 4561000
email_tomador: ptupynamba@gmail.com
discriminacao: Serviços de composição gráfica

Retorno: HTTP status 202 (Accepted) ou HTTP status 400 (Bad request) se já existe uma nota autorizada com a mesma referência.

Campos do arquivo YAML:

  • cnpj_prestador: É o cnpj de sua empresa
  • data_emissao: Data de emissão da NFSe
  • tributacao_rps: Informe o tipo de tributação: T – Operação normal (tributação conforme documento emitido);  I – Operação isenta ou não tributável, executadas no Município de São Paulo; F – Operação isenta ou não tributável pelo Município de São Paulo, executada em outro Município; J – ISS Suspenso por Decisão Judicial (neste caso, informar no campo Discriminação dos Serviços, o número do processo judicial na 1a. instância).
  • valor_servicos: Valor do serviços
  • valor_deducoes: Valor das deduções
  • codigo_servico: Código do serviço de acordo com a tabela disponibilizada pela prefeitura.
  • aliquota_servicos: Alíquota dos serviços
  • iss_retido: Informe “true” para ISS retido e “false” caso contrário
  • cpf_cnpj_tomador: Informe abaixo deste campo o subcampo “cnpj” ou “cpf” do tomador, se aplicável
  • razao_social_tomador: Informe o nome ou razão social do tomador.
  • endereco_tomador: Informe os campos  “tipo_logradouro”, “logradouro”, “numero_endereco”, “complemento_endereco”, “bairro”, “cidade”, “uf”, “cep” para especificar o endereço do tomador de serviços.
  • email_tomador: Email do tomador de serviços
  • discriminacao: Discriminação dos serviços. Pode conter várias linhas

Consulta

Após a emissão, a consulta da situação do processamento poderá ser feita em um segundo momento para obter as informações da NFSe gerada ou dos erros de processamento. O retorno é também em formato YAML.

Endereço: http://producao.acrasnfe.acras.com.br/nfse2/sao_paulo/consultar

Parâmetros:

  • token: O token secreto de sua empresa
  • ref: Número da referência

Exemplo de chamada e retorno:

GET /nfse2/sao_paulo/consultar?token=<seu_token>&ref=123

uri: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/contribuinte/notaprint.aspx?inscricao=112312&nf=14&verificacao=P2UJ4QGT
codigo_verificacao: P2UJ4QGT
data_emissao: 2012-08-12 03:00:00 Z
numero: "14"
status: autorizado

 

Retorno: HTTP status 200 (Ok) ou HTTP status 404 (Not Found) se não encontrada NFSe associada a referência

Campos de retorno:

  • uri: Endereço disponibilizado pela prefeitura para visualização da NFSe
  • codigo_verificacao: Código de verificação da NFSe
  • data_emissao: Data de emissão
  • numero: Número da NFSe
  • status: “autorizado” se a NFSe foi emitida com sucesso ou “erro_autorizacao” caso contrário
  • erros: Array de mensagens de erro caso a nota fiscal não tenha sido emitida com sucesso.

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Impressão de Etiquetas Com o FoxIt Reader

Para imprimir suas etiquetas utilizando o aplicativo foxit reader siga os passos abaixo.

Passo 1: Com o PDF das etiquetas aberto, siga o menu de impressão ou utilize o atalho CTRL+P. A tela de impressão irá aparecer como abaixo. Certifique-se de que a impressora Argox (ou a sua etiquetadora) esteja selecionada corretamente e que todas as opções marcadas em amarelo estão iguais às da imagem.

Passo 2: Clique no botão Properties para visualizar as propriedades da impressora selecionada. A tela abaixo irá aparecer. Observe a seção Papel de etiquetas e clique no botão Editar.

Passo 3: A tela abaixo irá aparecer para edição do tamanho do papel. Informe a largura e altura conforme o seu modelo de etiquetas, no exemplo 105 x 60.

Passo 4: Pronto! Agora é só clicar no botão OK  e mandar imprimir as suas etiquetas.

Utilizando o Bate-caixa

Uma forma de fechamento de caixa mais segura é o que é feito às cegas, ou seja, o operador de caixa informa os valores que possui e então não pode mais alterar. Em um segundo momento o sistema irá oferecer uma forma de o operador ajustar os valores informados e justificar as diferenças, porém os valores informados em um primeiro momento ficarão registrados e não podem ser alterados.

O fechamento de caixa com a utilização do Bate-Caixa é bastante simples.

Passo 1: Siga o menu Financeiro -> Fechamento de Caixa (O sistema deve estar configurado para usar o bate-caixa). A tela inicial para informação dos valores será mostrada. Informe todos os valores contidos no caixa. Clicando em próximo os valores lidos serão salvos e o sistema irá apresentar o próximo passo.

Passo 2: O Sistema irá mostrar os valores que deveriam estar no caixa. As linhas que apresentarem problema aparecerão em vermelho e uma justificativa é obrigatória nestes casos. A terceira coluna deve ser preenchida com o valor efetivo de fechamento do caixa, ou seja, aquele valor que será enviado no malote do caixa. Clicando em Fechar caixa seu caixa será fechado e você será levado à última etapa.

Passo 3: Pronto! Seu caixa está fechado. Neste momento é possível efetuar uma redução Z e imprimir os protocolos de fechamento de caixa.

Cadastro de Grades no Focus Lojas

O sistema Focus Lojas possui um controle completo e prático de grades. Muitas lojas necessitam de um controle de grades para dividir suas mercadorias em Tamanho, Cor ou outra classificação. Assista a esta video aula para saber como funcionam as grades no Focus Lojas.

Visão geral do sistema Focus Lojas

O sistema Focus Lojas é um sistema que une o melhor dos sistemas online com a segurança e tolerância a falhas dos sistemas instalados. Chamamos este tipos de sistema de Sistema Híbrido e até escrevemos um artigo especialmente para explicar este conceiro. Leia o artigo aqui.

Criamos uma video-aula para explicar melhor esta estrutura, clareando os componentes e a ideia principal do sistema, assista o video abaixo:

 

Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe)

Como muitos já sabem, a partir deste mês de julho já não poderá ser utilizada carta de correção em papel para sanar erros em campos específicos de NF-e, agora deverá ser utilizada  a CCe (Carta de Correção Eletrônica).

A regra do que pode ser corrigido continua a mesma. As seguintes informações não podem ser corrigidas:

  1. As variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
  2. A correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;
  3. A data de emissão ou de saída.

Para emitir uma CCe no Focus NFe, você deve seguir os seguintes passos:

1. Procure sua nota fiscal através do menu Nota Fiscal -> Pesquisar
2. Selecione a nota e clique em “Emitir carta de correção”


3. Na tela a seguir, você deve informar a data do evento que ocorreu a alteração e sua descrição.

A data não pode ser menor que a data de emissão da NFe, e não pode ser maior que a data de processamento (quando a nota foi autorizada). Não existe “modelo” de como deverá ser informada a alteração, procure apenas ser sucinto e objetivo na descrição, pois ela possui um limite de 1000 caracteres.

4. Clique em “Salvar” e sua CCe será enviada para o SEFAZ. Você receberá uma notificação quando o processo for concluído, podendo salvar o XML gerado.

Você pode também corrigir a Carta de Correção, basta emitir uma nova versão da CCe seguindo exatamente os passos acima. O sistema irá criar uma outra versão que irá substituir a CCe emitida anteriormente, o SEFAZ irá ignorar a CCe anterior. Ou seja, você deve consolidar todas as alterações em uma só carta. O número de versões possíveis é limitado a 20.

Uma lista de todas as CCe’s emitidas (mesmo de versões antigas e substituídas) está disponível através do menu Notas Fiscais -> Cartas de Correção.

 

Cadastro de Usuários do PDV

No Focus Lojas o controle das lojas é centralizado no Retaguarda, até mesmo os usuários dos PDVs de cada loja podem ser cadastrados e controlados diretamente da web. Este tutorial ensina como é feito este controle. Aqui vamos descrever como se cadastra um novo usuário de PDV, mas as mesmas telas podem ser usadas para editar usuários antigos.

Um usuário de PDV pode ser atribuído a uma ou mais lojas. Em cada loja ele pode assumir o papel de Gerente e/ou vendedor. Entenda cada papel abaixo:

Gerente: Possui acesso a telas restritas do PDV, como por exemplo a edição de vendas. Não aparece na lista de vendedores na tela de vendas.
Vendedor:  Aparece na lista de vendedores da tela de vendas.

Para acessar o cadastro de usuários do PDV siga o menu Cadastros -> Usuários PDV.

Para cadastrar um novo usuário clique em Novo, a tela abaixo será mostrada.

 

Nesta tela deve-se informar o nome do usuário e em quais lojas ele pode atuar, marcando a opção de Gerente ou Vendedor conforme o caso.

O login é sugerido pelo sistema e a senha é criada como 123 por padrão, podendo ser alterada.