Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe)?

Egon Hilgenstieler

Saiba como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe).

Conteúdo

Desde 2012 não é mais possível utilizar a carta de correção em papel para sanar erros em campos específicos da NF-e, é preciso usar a CCe, ou Carta de Correção Eletrônica. 

Porém, existem algumas regras do que não pode ser alterado através da CCe, são elas:

  • As variáveis que determinam o valor do imposto, como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
  • Dados cadastrais que implicam na mudança do remetente ou do destinatário;
  • A data de emissão ou de saída.

Como emitir CCe no Focus NF-e

Para emitir a Carta de Correção Eletrônica em nosso sistema, você deve seguir os seguintes passos:

  1. No menu Nota Fiscal, procure a nota que quer corrigir e depois clique em Pesquisar.
  2. Selecione a nota e clique em “Emitir carta de correção”

3. Na tela a seguir, você deve informar a data e a descrição da correção.

Lembrando que a data não pode ser antes da data de emissão da NFe, e não pode suceder que a data de processamento (quando a nota foi autorizada). 

Não existe um “modelo” de como deve ser informada a alteração, procure apenas ser claro e objetivo na descrição, pois ela possui um limite de 1000 caracteres.

  1. Clique em “Salvar” e sua CCe será enviada para o SEFAZ. Quando o processo for concluído, você receberá uma notificação e assim poderá salvar o XML gerado.

É possível corrigir uma CCe?

Sim! Você pode corrigir também uma Carta de Correção, basta emitir uma nova versão da CCe seguindo exatamente os passos descritos acima.

O sistema irá criar uma versão que irá substituir a CCe emitida anteriormente, e o SEFAZ irá ignorar a CCe anterior. Ou seja, você deve consolidar todas as alterações em uma só carta. 

Um detalhe importante é que existe um número limitado de correções, no máximo 20 (vinte).

No menu de Notas Fiscais > Cartas de Correção, você irá encontrar uma lista de todas as CCe’s emitidas (mesmo de versões antigas e substituídas).

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe: https://focusnfe.com.br/contato?utm_campaign=textoctablog 

Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »
/nota-tecnica-2016-003
Nota Fiscal
Junior Muniz

Nota Técnica 2016.003: confira a nova tabela de NCM!

A Nota Técnica 2016.003, publicada em dezembro de 2016, é um documento fundamental para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ela define a tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e as Unidades de Medidas Tributáveis (Utrib) a serem utilizadas na NF-e.

Desde que foi lançada, a Nota Técnica 2016.003 passou por diversas alterações, a fim de atualizar a tabela de NCM e Utrib conforme as mudanças da legislação e as necessidades do mercado.

A seguir, abordamos em detalhes todas essas mudanças nas diferentes versões da Nota Técnica e quais códigos foram incluídos e excluídos do documento.

Leia mais »