Permitir ou não a venda de itens zerados em estoque

O Focus Lojas 4 trouxe várias novidades, incluindo melhorias de tecnologia e também de processo.

Uma mudança aparentemente pequena, mas que foi alvo de muita reflexão, foi com relação à forma como tratamos no momento da venda produtos que estão zerados em estoque. Historicamente o sistema não permitia a venda de um produto nesta situação. Nem lembro mais o porquê de decidirmos por tratar desta forma, mas funcionou assim por 10 anos sem grandes problemas.

Então por que mudar? Por uma questão de coerência. Colocado de forma simples, se o caixa está passando um produto pelo PDV, significa que o produto está lá, mesmo que o sistema diga que o estoque está zerado. O produto está lá e precisa ser vendido. O estoque estava errado, sim, mas isto não significa que temos o direito de dificultar a venda. Da forma como era ocorria uma de três opções. 1. O caixa entrava no estoque, adicionava um item e vendia. 2. O caixa deixava para vender depois e pedia a algum superior para ajustar o estoque. 3. A pior! O caixa passava um produto diferente, mas de mesmo valor. Não preciso nem dizer por que a terceira é a pior, mas as três causavam um problema gravíssimo: a manutenção de um estoque coerente era negligenciada.

E como fica o controle do estoque? O lojista pode pensar que desta forma perderá o controle do estoque, pois o estoque irá ficar negativo. Mas ora, se um produto que estava na loja tinha sua quantidade zerada então o controle daquele produto já estava comprometido nada melhor do que um alerta para o lojista de forma que fique claro que há uma perda de controle. É melhor que fique negativo, salte aos olhos e demande medidas para corrigir do que simplesmente dar uma aparente solução momentânea.

Saltando aos olhos. Nosso objetivo é ajudar que o estoque do sistema (lógico) e o estoque da loja (físico) estejam sempre de acordo. Para ajudar um pouco mais criamos um alerta. Você pode agora configurar o Focus Lojas para, sempre que um produto entrar no negativo, você receber um alerta por e-mail e poder verificar o que aconteceu. Quando estiver recebendo alertas demais, talvez seja hora de fazer um inventário automatizado pelo sistema para ajustar o seu estoque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *