Entenda o ciclo de faturamento da Acras Sistemas

A Acras Sistemas comercializa seus dois produtos (Focus NFe e Focus Lojas) e suas variações na modalidade de Software como Serviço. Isto significa que para a maioria dos casos são cobradas mensalidades pelo uso, hospedagem e suporte aos sistemas.

Este artigo explica como se dá o ciclo de cobrança destas mensalidades.

Pré-pago ou Pós-pago?

Toda mensalidade paga para a Acras é pós-paga, ou seja, primeiro ocorre o uso do produto para depois ocorrer a cobrança. Esta lógica pode ser invertida em alguns casos, onde há necessidade de um trabalho manual extra para a equipe da Acras, a saber:

  • Customização¹ de etiquetas no Focus Lojas
  • Customização¹ de relatórios no Focus Lojas
  • Implementação de um novo município para emissão de NFSe no Focus NFe

Apuração de quantidade de notas emitidas: A apuração da quantidade de notas emitidas, para os planos em que o volume de notas é tarifado, considera o período do dia 25 de um mês até dia 24 do mês seguinte. Por exemplo, a fatura que vencerá dia 10 de Dezembro refere-se às notas emitidas de 25 de Outubro até 24 de Novembro.

¹ Customizações são limitadas e sujeitas a verificação de viabilidade

Qual é a data de vencimento e forma de pagamento?

Por padrão a data de vencimento é todo dia 10, porém você pode solicitar a alteração para um dos 3 dias disponíveis: 5, 10 ou 15.

A forma de pagamento é exclusivamente através de boleto bancário registrado. Isto quer dizer que você pode configurar seu DDA para realizar o pagamento. Importante: Utilizamos a empresa Iugu como intermediária de nossas cobranças, portanto em seu DDA irá aparecer o nome Iugu Serviços para a Internet LTDA. A empresa está estudando meios para que seja apresentado o nome da Acras no DDA.

Quando e como receberei as faturas?

Todo primeiro dia útil do mês, de forma automática, o sistema tarifador da Acras irá gerar as faturas conforme o uso dos sistemas no mês anterior. Então, por exemplo, dia 1º de Dezembro ocorrerá a apuração do uso realizado no mês de Novembro.

Até o dia 5 de cada mês são gerados os boletos, emitidas as notas e enviado para os emails cadastrados.

As faturas e notas fiscais são enviadas exclusivamente por email, não realizamos envio por correio.

Como a Acras lida com a inadimplência?

Assim que um boleto vence sem que seja pago nós iniciamos um processo de avisos e bloqueios, da seguinte forma:

1 dia de atraso: Notificação de não recebimento na data de vencimento.
5 dias de atraso: Nova notificação de não recebimento.
10 dias de atraso: Notificação de não recebimento e aviso de bloqueio.
10+ dias de atras: Bloqueio temporário de acesso ao sistema.
2+ mensalidades em atraso: Cancelamento de contrato.
6+ meses de cancelamento: Possibilidade de exclusão dos dados da empresa.

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