Código NCM: O que é e como configurar o Focus NFe

Ricardo Acras

Veja como configurar o Código NCM no Focus NFe.

Conteúdo

O código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) serve para classificar produtos comercializados pelas empresas.

O código NCM é composto por 8 digitos. Os códigos são classificados em Capí­tulos (dois primeiros digitos). Para empresas que recolhem IPI ou mantém atividade comercial com empresas estrangeiras o código NCM completo (8 dígitos) é obrigatório. Para as demais empresas apenas o capítulo do NCM deve ser informado. Para uma lista completa dos capítulos e códigos NCM acesse http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1095 No FocusNFe foi implementada uma forma de simplificar a alimentação do campo NCM para empresas que não precisam informar os 8 dígitos do código. Este tutorial explica como deve ser feita esta configuração. Passo 1: Acesse o menu Administração -> Configurações Globais: menu Administração -> Configurações Globais: Passo 2: Na Área “Preenchimento de NCM na tela de produto” selecione a opção mais apropriada, dentre as três descritas abaixo. Passo 2 menu Focus NFe Passo 2.1 (Nenhum): Neste caso o cadastro de produtos não irá mostrar o campo de NCM e sempre irá assumir o “Capí­tulo NCM padrão” selecionado nas configurações. Passo 2.2 (Somente Capí­tulo NCM): Esta opção é destinada a empresas que não precisam informar o código NCM completo mas que comercializam produtos contidos em diferentes capí­tulos do NCM. Neste caso o cadastro de produtos irá solicitar que o capí­tulo seja informado. Passo 2.2 Passo 2.3 (Somente Código de NCM): Esta opção é destinada a empresas precisam informar o código NCM completo para todos os seus produtos. Passo 2.3 Passo 3: Clique em Aplicar Configurações. Passo 2.3 Base de conhecimento: http://ajuda.acras.com.br/hc/pt-br/articles/206369283 O post Código NCM: O que é e como configurar o Focus NFe apareceu primeiro em Acras.
Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »